31/07/2020
A Escola CTB e a CTB Jovem estão com curso novo online
30/07/2020
PCdoB Ceará começa nesta sexta-feira o curso de iniciação ao marxismo
28/07/2020
PCdoB Sobralense promoverá curso do Programa Socialista nesta quarta-feira
27/07/2020
Novidades Casa de Rock Distro
26/07/2020
Policiais Antifascistas: Mesmo Inimigo, Mesma Barricada
25/07/2020
COMENTÁRIO: É preciso saber quem é o inimigo e quem é o adversário.
20/07/2020
VICTOR ARAÚJO: Reflexões sobre a Omissão
Ainda que fôssemos surdos e mudos como uma pedra, a nossa própria passividade seria uma forma de ação.
(Jean-Paul Sartre)
O que acontece, não acontece tanto porque alguns querem que aconteça quanto porque a massa dos homens abdica da sua vontade, deixa fazer, deixa enrolar os nós que, depois, só a espada pode desfazer, deixa promulgar leis que depois só a revolta fará anular, deixa subir ao poder homens que, depois, só uma sublevação poderá derrubar. A fatalidade, que parece dominar a história, não é mais do que a aparência ilusória desta indiferença, deste absentismo.[4]
Vivemos em uma interconectividade que nunca existiu antes. Mas nesse mundo há coisas insuportáveis. Mas nesse mundo há coisas insuportáveis. Para vê-las é preciso olhar bastante, procurar. Digo aos jovens: procurem um pouco, vocês vão encontrar. A pior das atitudes é a indiferença, é dizer ‘não posso fazer nada, estou me virando’. Quando assim se comportam, vocês estão perdendo um dos componentes indispensáveis: a capacidade de se indignar e o engajamento, que é consequência desta capacidade. [...] Os muito pobres, no mundo de hoje, ganham meros dois dólares por dia. Não podemos deixar a distância aumentar ainda mais. Só esta constatação já deve motivar um engajamento. [...] Aos jovens eu digo: olhem à sua volta e vocês encontrarão os temas que justificam a sua indignação – o tratamento dado aos imigrantes, aos sem documentos, aos ciganos. Vocês encontrarão situações concretas que os levarão a praticar ações cidadãs fortes. Procurem, e encontrarão![6]
Por uma omissão, perde-se uma maré, por uma maré, perde-se uma viagem, por uma viagem, perde-se uma armada, por uma armada, perde-se um estado. Daí conta a Deus de uma índia, daí conta a Deus de um Brasil, por uma omissão. Por uma omissão, perde-se um aviso, por um aviso, perde-se uma ocasião, por uma ocasião, perde-se um negócio, por um negócio, perde-se um reino. Daí conta a Deus de tantas casas, daí conta a Deus de tantas vidas, daí conta a Deus de tantas fazendas, daí conta a Deus de tantas honras, por uma omissão. Oh! que arriscada salvação! Oh! que arriscado ofício é o dos príncipes e o dos ministros! Está o príncipe, está o ministro divertido, sem fazer má obra, sem dizer má palavra, sem ter mau nem bom pensamento, e talvez naquela mesma hora, por culpa de uma omissão, está cometendo maiores danos, maiores estragos, maiores destruições, que todos os malfeitores do mundo em muitos anos. O salteador na charneca com um tiro mata um homem; o príncipe e o ministro com uma omissão matam de um golpe uma monarquia. Estes são os escrúpulos de que se não faz nenhum escrúpulo; por isso mesmo são as omissões os mais perigosos de todos os pecados.
Este termo é usado essencialmente para definir a não participação no ato de votar. Pode, todavia, compreender a não participação num conjunto de atividades políticas, conquanto, em suas formas mais acentuadas, a não participação possa ser definida como apatia, alienação, e por aí além. (PASQUINO, 1998, p. 7)[8]
EDUCAÇÃO: Hoje é dia de votação pelo novo FUNDEB
18/07/2020
Guarany de Sobral se despede do Campeonato Cearense
THALIA TORRES: Das coisas que nunca dizemos
PCdoB, PT e Psol votam juntos pela prorrogação do auxílio emergencial
16/07/2020
Guarany de Sobral vence o Barbalha e se classifica para a semifinal do campeonato cearense
13/07/2020
Apesar da derrota Guarany de Sobral não baixou a cabeça para as adversidades e brigou em campo
12/07/2020
MARCOS ANTÔNIO: Causalidades noturnas
11/07/2020
VICTOR ARAÚJO: Previsibilidade
10/07/2020
THALIA TORRES: Eles que me aguentem...
Óbitos por Covid-19 em Sobral continuam em queda
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, esteve reunido com o epidemiologista Antônio Lima Neto (Tanta) e com o estatístico Soares Júnior, que apresentaram os novos dados de Sobral diante da Covid-19, que mostraram nova queda na taxa de óbitos no município. Na semana passada, o índice era de 0,98, enquanto que nesta semana chegou a 0,94.
De acordo com os especialistas, a tendência de queda na taxa, que já vem sendo observada há duas semanas, está se consolidando, mas ainda exige atenção por parte do poder público e da população de Sobral.
Comércio varejista do Ceará cresceu 8,3% em maio, diz IBGE
O Ceará apresentou um aumento de 8,3% no comércio varejista de maio. De acordo com informações da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgadas nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado satisfatório totalizou alta de 7,5% na receita nominal.
Em comparação com o mesmo período de 2019, o IBGE registrou retração de 30,4%. Devido à pandemia do coronavírus, o varejo cearense acumulou queda de 17,8% em 2020. No Brasil, segundo a pesquisa, Rondônia (36,8%), Paraná (20,0%) e Goiás (19,4%) foram os estados que mais cresceram. A alta no País foi de 13,9%.
Fonte: O Otimista
09/07/2020
EVANIR ALVES: Fora Paulo Guedes!
Para Bolsonaro, máscara é coisa de ‘viado’
SOBRAL: Falece o radialista esportivo Ivan Moreira
08/07/2020
Camilo Santana poderá deixar o PT
O superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Eudoro Santana, pai do governador, lamenta que Camilo Santana esteja vivendo clima de saia justa dentro do PT. Para ele, Camilo, com aprovação de quase 80% do eleitorado em sua reeleição e em alta no combate à Covid-19, merecia melhor tratamento por parte dos petistas no item sucessão em Fortaleza. Para Eudoro, seu filho, Camilo Santana, deveria ter aceito seu conselho há muito tempo: ter dado adeus ao petismo.
Fonte: O Povo
07/07/2020
Justiça autoriza plantio de maconha medicinal para tratamento de uma criança pela primeira vez em Sobral
Em meio aos debates da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre utilização e de plantio da Cannabis sativa, a maconha, uma família de Sobral ganhou o direito de cultivar a planta. Um casal obteve na Justiça autorização para plantar a maconha em casa. O cultivo é fundamental para o tratamento de saúde do filho de 10 anos.
A liminar deve continuar beneficiando o tratamento da criança com paralisia cerebral. Segundo informações levantada com o advogado Ítalo Coelho, responsável por acompanhar as ações referentes à permissão do consumo domiciliar da cannabis medicinal no Estado.
Esta foi a primeira vez que o plantio foi autorizado para uma família de Sobral, no estado, e é a oitava liminar concedida pela Justiça Federal. A decisão, tomada no último dia 30 de junho, impede que policiais façam a prisão em flagrante do responsável pelo cultivo da cannabis, que deve ter uso “exclusivo” para tratamento de saúde.
Os nomes das partes foram preservados, uma vez que o processo tramita em segredo de justiça.
Fonte: Blog do Verissimo
Conheça a história da abolicionista sobralense Maria Tomásia
Bolsonaro é o mensageiro da morte
06/07/2020
Com baixas no elenco, Guarany de Sobral enfrenta dificuldades para volta do Campeonato Cearense
A paralisação em decorrência da pandemia do novo coronavírus prejudicou a todos os clubes no futebol. Entretanto, a situação entre as equipes de menor aporte financeiro é proporcionalmente mais grave. O caso do Guarany de Sobral exemplifica a crise entre menores clubes de menor poder econômico. Quarto colocado do Campeonato Cearense e restando dois jogos à disputar, o Cacique perdeu parte do seu elenco e seu treinador durante a parada.
Deixaram o clube até o momento: Lopeu (atacante), Ciel (atacante), Carlão (volante) e Washington Luiz (treinador).
Vale lembrar que essas baixas no elenco, já estão confirmadas e os profissionais já estão em outras equipes. O restante do elenco ainda vive incerteza. A diretoria do clube trabalha com a ideia de mandar jogadores do sub-20, sob o comando do técnico Jorge Veras, a campo, juntamente com profissionais da região que aceitarem ficar com salários reduzidos, já que o patrocinador master parece não ter mais interesse em continuar ajudando.
O Guarany, além do Campeonato Cearense, terá a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A competição tem seu início previsto para Agosto. A equipe solicitou a vigilância sanitária da cidade, uma permissão para treinar no estádio do Junco. Entretanto, não receberam resposta.
Fonte: FutebolCearense.net
SOBRAL: Decreto de isolamento social rígido é prorrogado até domingo 12 de Julho
05/07/2020
SOBRAL: Em live prefeito atualiza a população sobre o combate a pandemia
Assista a missa deste domingo celebrada pelo Padre Júlio Lancellotti
Massapê: Pré-candidato a prefeito do PSOL participará de live com o Deputado Estadual Renato Roseno
04/07/2020
Governo do Ceará inicia distribuição de 300 respiradores para 34 municípios
A distribuição dos aparelhos começou na última quarta-feira (1) em Sobral, onde o isolamento rígido continua vigente.
Também vão ser contemplados os municípios do Cariri e da Região Centro Sul, onde estão em isolamento rígido Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu.
03/07/2020
Massapê: articulações, mudanças e definições nas pré candidaturas.
Será possível retornar as aulas agora?
02/07/2020
O silêncio de Bolsonaro é de desespero
Estudos apontam queda nas taxas de contaminação e óbitos por Covid-19 em Sobral
Brasil em recessão desde o primeiro trimestre
Lamentavelmente, de acordo com economistas da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil vive uma situação extremamente delicada.
Os dados apontam uma situação terrível, que comprova o que nós há tempos falamos, mas que agora, de forma aberta, clara e triste, os números revelam.
Foram exatamente os mais pobres os que mais sofreram, diante do agravamento da crise econômica brasileira, que não começou com a pandemia, mas se agravou neste cenário. Repito, a Fundação Getúlio Vargas afirma que a recessão no Brasil começou ainda no primeiro trimestre.
No primeiro trimestre deste ano de 2020, as mulheres tiveram uma queda de 2,8% na sua renda, contra uma queda de 0,2% dos homens, ou redução 14 vezes maior. Isso mostra o acerto do Congresso Nacional em garantir uma ajuda maior às mulheres, que são provedoras e chefes de quase metade das famílias brasileiras hoje.
E estes dados não acontecem por acaso. Eles são reflexo do tipo de política econômica aplicada no Brasil. Uma política neoliberal que permaneceu durante a pandemia. Porque a ajuda emergencial que o governo vem disponibilizando chega muito mais rápido nas grandes empresas. E não às pequenas empresas, aos empresários individuais, àqueles que mais precisam.
Mas o mais grave disso tudo é que os economistas já analisam um tipo de recuperação econômica que as nações devam ter. São três tipos diferentes, representados pelas letras V, L e K.
A letra V seria aquela nação, cuja economia tem uma queda brusca, mas também uma recuperação forte que atinge todos os segmentos sociais. Uma recuperação representada pela letra L é caracterizada por uma queda profunda e um período maior de estagnação econômica.
Ou seja, isso não acontece por acaso. Isso acontece por causa da política neoliberal aplicada no Brasil. Então nós precisamos entender que, para tirar o Brasil da crise e não permitir que saiamos da crise de uma forma ainda mais desigual do que entramos, é preciso um grande processo de mobilização nacional. Porque se depender de Paulo Guedes e de Jair Bolsonaro, eles continuarão a aplicar essa política neoliberal e criminosa que favorece apenas os ricos e os poderosos contra aqueles que mais precisam.
Prefeitura de Sobral informa que empresas devem emitir certificado de reabertura
De acordo com o Plano de Retomada, a Prefeitura de Sobral informa que as empresas autorizadas a funcionar na fase de transição, que inicia nesta quarta-feira (01/07), vão necessitar emitir um certificado de reabertura. O documento é obrigatório e deve ser colocado na entrada do estabelecimento junto com o protocolo de segurança que será adotado.
Todos os certificados, que serão disponibilizados de acordo com cada fase de flexibilização, vão possuir um QR code de segurança, para garantia da veracidade do documento pela Vigilância Sanitária.
Para cada endereço de funcionamento da empresa, deverá ser impresso um certificado, com seu respectivo protocolo. Em caso de qualquer descumprimento do Plano de Retomada, a Vigilância Sanitária pode ser acionada pelo telefone (88) 3611-2223.
Na página para emissão do certificado, o responsável pela empresa poderá também imprimir material com informações de ações comportamentais de prevenção ao coronavírus, caso não possuam seu próprio material gráfico. A comunicação visual é um dos requisitos obrigatórios dos protocolos.
A Prefeitura reforça que mesmo os estabelecimentos que não fecharam durante o período de isolamento social precisam emitir o certificado.
Passo a passo
- acesse www.agendasol.sobral.ce.gov.br/autorizacao
- Escolha a opção “autorização de reabertura”
- Preencha todos os campos e clique em “salvar”
- Na próxima tela confira os dados. Você pode “corrigir” ou “salvar”
- Na última tela você pode fazer o download da autorização, dos protocolos e do material gráfico (cartazes)
Outras informações: (88) 98146.5243
(Sobral em Revista)
Mais lida da semana
-
Deixarei lentamente de ver nos seus olhos as coisas mirabolantes que antes eram imaginadas, que criará no coração,utópico quando...
-
Os camponeses do Acampamento Mãe Bernardete divulgaram um vídeo na entrada da Fazenda Lagoa dos Portacios. Demonstrando uma grande organizaç...