29/02/2024

Direção da FE BRASIL de Sobral realizou sua quinta reunião estratégica



Ontem, dia 28, ocorreu a quinta reunião da Federação Brasil da Esperança de Sobral - FE BRASIL, com foco na discussão da política eleitoral, na análise da conjuntura estadual e no planejamento de atividades futuras. Presentes no encontro estavam o presidente do PCdoB Sobral, Karlos Patrick, que assume a presidência da Federação durante todo o ano corrente, além do presidente do PT, Paulo Flor, e o presidente do PV, Toinho Aragão. Esses encontros sinalizam a busca por alinhamento estratégico e cooperação entre os partidos que compõem a Federação que planeja surpreender o cenário eleitoral da Princesa do Norte em 2024 .

Empresários presos são “bolsonaristas radicais” e financiaram acampamentos golpistas, diz relatório



A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apontou que Adauto Lucio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade, sócios do Melhor Atacadista na capital federal, foram financiadores de acampamento golpista montado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. Ambos foram presos na manhã desta quinta (29) pela Polícia Federal em nova fase da Operação Lesa Pátria. A informação é da coluna Na Mira no Metrópoles.

Israel abre fogo e assassina mais de 100 palestinos que esperavam comida


Nesta quinta-feira, um grave incidente em Gaza resultou na morte de 104 palestinos e deixou outros 280 feridos, conforme informado pelas autoridades de saúde da Palestina.

27/02/2024

Dia nacional de mobilização vai pedir prisão de Bolsonaro em manifestação em março




As Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular decidiram convocar um dia nacional de mobilização pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em reunião conjunta, as organizações acertaram atos pelo país para o próximo dia 24 de março. Participaram do encontro diversas entidades, incluindo UNE, CUT, MTST, MST, MNU, CMP, MMM, além das legendas PT, Psol e PCdoB.

Com os hospitais destruídos, há pouca ajuda para os pacientes palestinos com câncer


Os ataques de Israel aos hospitais de Gaza deixaram a sua população de cerca de 2,5 milhões de palestinos sem acesso adequado a cuidados de saúde.

26/02/2024

Confira as principais datas do ano eleitoral de 2024



As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos). 

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano


O monitoramento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Foi o décimo mês consecutivo de redução.

22/02/2024

Colocar o Partido no Centro

Por Caio Botelho*




Não há um só dia em que nossos inimigos deixem de dizer que as ideias do Partido Comunista estão anacrônicas e que nossa identidade não é mais atual. Nos estimulam a virar um Partido adaptado à ordem, inofensivo e limitado, quando muito, à propaganda de reformas em um sistema que, sabemos, passou do prazo de validade (um parêntese: defender reformas, mesmo nos marcos do capitalismo, não é um problema; mas limitar o horizonte a elas, sim). As pressões são imensas e por vezes abalam convicções mesmo de gente bem intencionada.

21/02/2024

Ana Ivna Compartilha Guia Prático para Engajamento na Luta Feminista



Ana Ivna, conhecida por sua liderança política e feminista em Sobral, recentemente abordou um tema de suma importância em suas redes sociais: como os homens podem se tornar aliados na luta pela igualdade de gênero. Em sua publicação, ela compartilhou um guia prático elaborado pela jornalista e ciberativista feminista Flavia Doria, destacando a importância da participação masculina nesse movimento. Esse guia oferece informações valiosas e orientações para os homens interessados em contribuir para a causa feminista, demonstrando a necessidade de envolvimento de todos os gêneros na busca por soluções sociais.

Bolsonaro, que elogiou Hitler inúmeras vezes, ataca Lula


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que já fez elogios públicos ao ditador nazista Adolf Hitler, classificou como “criminosa” a declaração de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando os ataques de Israel aos palestinos na Faixa de Gaza às mortes no Holocausto. Em entrevista à rádio CBN Recife nesta quarta-feira (21), Bolsonaro também acusou o atual chefe de Executivo de demonstrar “desconhecimento do que foi o Holocausto”.

19/02/2024

Lula tem razão: massacre em Gaza lembra o holocausto


Nem tudo deve ser medido pela régua do cálculo político imediato.

Com isso, não quero menosprezar a importância da política. Na verdade, é justamente o contrário. Há coisas tão profundamente políticas, que a gente deve analisar sob uma perspectiva mais ampla e mais distanciada, no espaço e no tempo.

Mais lida da semana