28/05/2021
EMANUELA DE SOUSA: Dilúvio dos românticos
27/05/2021
THALIA TORRES: Dialética-em-demasia
26/05/2021
23/05/2021
DIEGO SILVA: Ecologismo dos Pobres
20/05/2021
THALIA TORRES: Quanta ansiedade o eu lírico me deu?
NOTÍCIAS: Reitor recebe carta de reivindicações de estudantes da UVA em reunião com presidente do DCE
Em reunião na terça-feira, 18 de maio de 2021, com o presidente interino do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UVA), Daniel Carneiro Mendes, o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Fabianno Cavalcante de Carvalho recebeu carta de reivindicações assinada por 257 alunos da UVA e centros acadêmicos. A reunião, realizada na Reitoria, no campus Betânia, teve a participação da Vice-Reitora Izabelle Mont’Alverne e da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Andrea Moreira.
Na carta, endereçada “aos órgãos responsáveis pelo ensino superior do Estado do Ceará”, os representantes estudantis se manifestam “pelo concurso para professores e funcionários, efetivação e ampliação da política de inclusão digital, e ampliação das bolsas de Assistência e Permanência Universitária, por uma Universidade Democrática, que o processo estatuinte ganhe celeridade, e em defesa das vidas, vacina para todas e todos”, diz o documento.
Na avaliação do presidente interino do DCE/UVA, a reunião foi produtiva. “O reitor é aberto ao diálogo, o que é muito positivo”, disse Daniel, estudante de Licenciatura em Geografia e à frente da diretoria da entidade estudantil, desde fevereiro de 2021.
Entrega de chips de dados móveis de Internet a estudantes da UVA
Sobre este ponto, o reitor novamente esclareceu que, “visando à saúde de todos e em atendimento às medidas de isolamento social rígido, adotadas pelo Governo do Ceará, necessárias para enfrentamento da pandemia da COVID-19 em todo Estado e, ainda, aos decretos municipais, que restringem o deslocamento de outros municípios para Sobral”, a distribuição dos chips teve que ser adiada. Ressaltou que a distribuição, inicialmente aos estudantes residentes em Sobral, foi realizada nos dias 4, 5 e 6 de maio, com novo agendamento nos dias seguintes. De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), dos 461 estudantes cadastrados com residência em Sobral, somente 156 compareceram para receber o chip, até 19 de maio. No total, 1.532 chips foram destinados à UVA, atendendo ao número de estudantes que se cadastraram para receber o benefício.
A Reitoria estuda, juntamente com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE), uma forma de resolver os casos de estudantes que moram em municípios e localidades e em que só há sinal da operadora Vivo, que não está entre as empresas que participaram da licitação para compra dos chips.
A Reitoria solicitou, ainda, que o DCE oficialize, para que seja encaminhado, o pedido de distribuição de tablets dentro do programa emergencial de assistência estudantil durante a pandemia. “É algo que já havíamos cogitado junto à SECITECE”, disse o reitor.
Concurso para professores e técnicos-administrativos e ampliação das bolsas PBPU
O reitor da UVA esclareceu que os processos para a realização de concurso têm sido encaminhados pela Reitoria e que “seguem procedimentos próprios da Administração Pública, que visam ao cumprimento de normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal”, disse. “Tem sido um trabalho constante nosso, mas, como início da pandemia as prioridades são determinadas pelo Governo do Estado”, lembrou o reitor.
Sobre a ampliação do Programa de Bolsa de Permanência Universitária (PBPU), o Professor Fabianno afirmou que esta é uma demanda da UVA em pauta junto à SECITECE e FUNCAP.
Estatuinte
Sobre a reivindicação de que “o processo estatuinte ganhe celeridade”, a Reitoria reafirmou que “desde o início, tem dado todo o apoio para a realização da Estatuinte”. A vice-reitora Izabelle Mont’Alverne chamou atenção para o “esvaziamento das reuniões pela ausência dos representantes, com sucessivas faltas de quórum, mesmo antes da pandemia, o que tem sido o principal empecilho ao andamento do processo”, afirmou.
Via Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
19/05/2021
VICTOR ARAÚJO: O Bolsonarista é legitimado socialmente.
18/05/2021
DINO: ‘Não tínhamos ilusão, mas Bolsonaro é pesadelo inimaginável’
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro é “um pesadelo inimaginável”.
Em entrevista à Rede Carta, Dino comentou a gestão do governo federal no combate ao coronavírus.
“Eu nunca tive nenhum tipo de ilusão, de esperança com Bolsonaro na Presidência da República, eu conheço ele, fui deputado com ele. Agora [o que está acontecendo] é um pesadelo inimaginável”, disse o governador.
“Pega seu pesadelo, coloca a enésima potência e nós chegamos a esse quadro. Eu não estava preparado para tantas tragédias. O preço desses entraves do governo Bolsonaro é o aumento do número de óbitos. Não podemos naturalizar essas mortes, são vidas”, acrescentou.
Dino reforçou que espera a aprovação, pela Anvisa, da vacina russa Sputnik V.
“Enquanto isso, na Argentina 12 milhões de vacinas Sputnik já foram aplicadas, razão pela qual temos um indicador objetivo de segurança e eficácia”, disse.
Via Carta Capital
Nota de pesar do PCdoB Sobralense pelo falecimento do Vereador Pedetista Itamar Ribeiro
17/05/2021
14/05/2021
13/05/2021
Se desligue um pouco do radicalismo moderno
03/05/2021
OPINIÃO: Tiro no pé
02/05/2021
DIEGO SILVA: Salário mínimo, fome e miséria
01/05/2021
THIAGO SILVA: Pinturas de você
Mais lida da semana
-
Deixarei lentamente de ver nos seus olhos as coisas mirabolantes que antes eram imaginadas, que criará no coração,utópico quando...
-
Os camponeses do Acampamento Mãe Bernardete divulgaram um vídeo na entrada da Fazenda Lagoa dos Portacios. Demonstrando uma grande organizaç...