29/12/2020
DIEGO SILVA: Sobral, Natal e o Ano Novo
28/12/2020
RICARDO CAPPELLI: O choro é compreensível
23/12/2020
Governo do Ceará propõe mudança para reduzir reajuste de taxas e multas de 24% para cerca de 4%
Proposta do governador Camilo Santana, enviada na noite desta segunda-feira (21) à Assembleia Legislativa do Ceará, sugere que a Unidade Fiscal de Referência do Estado do Ceará (Ufirce) seja reajustada desta vez com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que resultará numa variação de cerca de 4,31% nas cobranças de tributos e multas.
Até então, a Ufirce seria atualizada a partir do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), como já é praticado anualmente, o que resultaria num reajuste de 24%. A base de cálculo já havia sido publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desde o último dia 17 de dezembro.
Com o envio da mensagem à Assembleia Legislativa, cabe agora aos parlamentares cearenses decidirem sobre a mudança.
A demanda de Camilo Santana é justificada pelos impactos financeiros causados pela pandemia de Covid-19, conforme explica o chefe da Casa Civil do estado, Chagas Vieira.
“Como este ano esse aumento seria de mais de 24% e isso poderia provocar uma situação adversa muito grande no Estado, principalmente no momento de pandemia, o governador está mandando essa mensagem modificando o indicador que vai ser anotado pelo Estado para essas taxas e multas. Ao invés de 24,28% vai ser em torno de 4,31%”.
Fonte: G1 CE
22/12/2020
Bancada cearense terá duas mudanças na câmara dos deputados
Mauro deverá reassumir o cargo de secretário de Planejamento do Estado em janeiro. O primeiro suplente que deve entrar na Câmara é Aníbal Gomes (DEM), que já assumiu o cargo temporariamente no início da atual legislatura e deve retornar. A data da saída de Mauro, entretanto, ainda não está definida.
Troca-troca
Composta por 22 integrantes, a bancada cearense na Câmara dos Deputados ganhou um novo integrante recentemente. Vencedor da eleição em Maracanaú, o ex-deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) renunciou ao cargo para assumir a gestão municipal em 1º de janeiro. Assumiu o cargo de maneira permanente Danilo Forte, que já estava como suplente. Por conta das eleições, a bancada teve outras mudanças temporárias em 2020 com as licenças de Capitão Wagner e Vaidon Oliveira, ambos do Pros, e Domingos Neto (PSD). Assumiram, respectivamente, Dr. Agripino Magalhães, Deuzinho Filho e Ronaldo Martins.
(Inácio Aguiar - Diário do Nordeste)
21/12/2020
“Não há proibição para celebrações familiares”, alerta Camilo Santana sobre circulação de fake news
O governador do Ceará, Camilo Santana, usou suas redes sociais para fazer um alerta sobre fake news que estão sendo espalhadas na internet sobre medidas adotadas pelo Governo contra a pandemia. O petista alegou que as orientações dados no decreto de fim de ano, como a de realizar celebrações com no máximo 15 pessoas, estão sendo distorcidas.
“Importante que as pessoas estejam atentas para as muitas fake news espalhadas todos os dias nas redes sociais. Como a que fala das confraternizações familiares de fim ano, quando mentem dizendo que estão proibidas e que o Governo entrará na casa das pessoas. Isso é mentira”, destacou o governador.
Fonte: O Povo
18/12/2020
Ceará deve receber 1,7 milhão de doses de vacina no primeiro semestre de 2021
Camilo Santana destacou ainda que o compromisso do Ministério da Saúde é de utilizar a vacina logo que ela seja certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento marca uma série de reuniões em Brasília e São Paulo com o Ministério da Saúde, Governo de São Paulo e Instituto Butantan, para articular a imunização dos cearenses contra a Covid-19, desde a última segunda-feira. Camilo esteve acompanhado do secretário-Chefe da Casa Civil, Chagas Vieira.
O governador falou sobre a primeira etapa de vacinação no Ceará e a logística de distribuição para os municípios.
(Via Blog do Roberto Moreira)
16/12/2020
GILBERTO MARINGONI: Atacado e Varejo
15/12/2020
RICARDO CAPPELLI: A esquerda morreu?
Candidatos do PCdoB sobralense agradeceram os votos obtidos na eleição
14/12/2020
Candidatos precisam prestar contas até terça-feira, 15
Os eleitos que não prestarem contas, não serão diplomados. Os que não foram eleitos precisam, também, prestar contas. Podem ficar inelegíveis e com nomes na lista dos fichas sujas. Não poderão manter negócios com o poder público, serão impedidos de fazer concurso e pagarão muitas.
Via Blog do Wilson Gomes
11/12/2020
RICARDO CAPPELLI: O sonho da presidência da câmara
10/12/2020
CONECTIVIDADE: Governo do Ceará inicia entrega de 347 mil chips de internet para alunos de escolas e universidades estaduais.
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, via redes sociais, junto com os secretários da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda e da Educação, Eliana Estrela. O investimento é de quase R$ 30 milhões nos seis primeiros meses.
A medida beneficia 338 mil estudantes das escolas estaduais e cerca de 9 mil alunos de baixa renda das universidades públicas, Uece, Urca e UVA, além do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec).
A ação é coordenada pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e secretarias da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O governador Camilo Santana destaca a política que torna os alunos da rede estadual de ensino conectados com o mundo e fala sobre a logística de distribuição.
Via Sobral de Prima
08/12/2020
Camilo Santana negocia aquisição de vacina contra coronavírus
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta segunda-feira (7), que negocia com o governador de São Paulo, João Dória, e o Instituto Butantan para adquirir a vacina contra a Covid-19 para o Estado.
O plano de vacinação com a CoronaVac nos municípios paulistas começam no dia 25 de janeiro do próximo ano, de acordo com o governo de São Paulo. O primeiro grupo a receber a vacina contra o coronavírus engloba profissionais de saúde, indígenas e quilombolas de todo o estado. A expectativa é que Camilo consiga, o mais rápido possível, trazer as doses da vacina para o solo cearense.
O secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, mantém contato com outros laboratórios que desenvolvem a vacina, bem como com o Ministério da Saúde.
No Ceará, os trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos serão os primeiros a receber a vacina. Os grupos prioritários serão vacinados em quatro fases e terão 1.794.076 de cearenses. A meta é imunizar pelo menos 95% desse público-alvo.
O presidente Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (07), que o governo federal vai oferecer vacina contra a covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória.
Via Sobral em Revista
06/12/2020
Flávio Dino: Gestão responsável
Morre, aos 80 anos, o ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez
O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázque, morreu na madrugada deste domingo (06/12) aos 80 anos. Vázquez havia concluído seu segundo mandato há apenas nove meses e enfrentava um câncer de pulmão.
O ex-presidente foi o primeiro líder de esquerda a ser eleito no Uruguai desde o fim da ditadura militar. Ele governou o país em dois momentos: entre 2005 e 2010, quando foi sucedido pelo correligionário José Mujica, e, mais recentemente, entre 2015 e 2020.
O atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal, lamentou a morte do político nas redes sociais.
“Enfrentou com coragem e serenidade sua última batalha. Tivemos momentos de diálogo pessoal e político que valorizo e me lembrarei sempre. Serviu ao país e, com base no seu esforço, obteve vitórias importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto. Descanse em paz, Presidente Tabaré Vázquez”, escreveu no Twitter.
Via Operamundi
04/12/2020
Cid Gomes não perdoa…
O senador Cid Gomes criticou em suas redes sociais o Ministério da Educação após publicação da portaria que previa o retorno das aulas presenciais para universidades federais. O titular da pasta, Milton Ribeiro, recolheu o papel e disse que revogará a medida e consultar a academia.
Cid registrou: “De maneira atabalhoada, principalmente quando se trata de educação, o Governo voltou atrás na retomada das aulas presenciais no ensino superior. Sem rigor científico ou planejamento, ferindo a autonomia universitária, o Governo queria obrigar o retorno às aulas. Mais um absurdo”.
Via Sobral em Revista
03/12/2020
Emanuela de Sousa: A lenda dos fios vermelhos e Conexão
01/12/2020
JOSÉ LUÍS FEVEREIRO: Porque a certidão de óbito da esquerda é falsa
Obras na Av. Dr. Guarany seguem em ritmo acelerado
Flávio Dino diz que frente ampla é vital para esquerda em 2022
Mais lida da semana
-
Deixarei lentamente de ver nos seus olhos as coisas mirabolantes que antes eram imaginadas, que criará no coração,utópico quando...
-
Os camponeses do Acampamento Mãe Bernardete divulgaram um vídeo na entrada da Fazenda Lagoa dos Portacios. Demonstrando uma grande organizaç...