31/08/2020

Imprensa progressista sofre perseguição do regime bolsonarista



O jornalista Luis Nassiff, do portal GGN, foi vítima nesses dias de perseguição por parte do bolsonarismo e seus asseclas. 
Após denunciar um crime cometido contra o patrimônio brasileiro, e que envolve o Banco BTG Pactual (ligado a Paulo Guedes) e o Banco do Brasil. O jornalista foi perseguido pela justiça do Rio de Janeiro que decretou multa de dez mil reais se continuar citando o banco ligado a Paulo Guedes.

4 anos do golpe




Hoje faz quatro anos que a presidente Dilma Rousseff foi afastada da presidência da república por um golpe de Estado. Golpe que abriu o caminho para a instalação de uma camarilha de neofascistas e neoliberais no comando do governo brasileiro. 

30/08/2020

PSDB faz comício fora de época em plena pandemia



O PSDB Massapeense fez nesse último fim de semana um comício lotado na cidade de Massapê (vídeo aqui). Presente esteve o pré-candidato a prefeito da cidade, Ozires Pontes, e seu pai o ex-senador Luiz Pontes. Além de várias lideranças locais. 

O evento estava completamente lotado, contrariando as autoridades médicas. Além disso foi uma atividade política fora de época. 

Regime bolsonarista segue perseguindo opositores




Após iniciar uma perseguição assídua com direito a investigação e tudo contra servidores públicos declarados antifascistas. O regime bolsonarista continua reprimindo e perseguindo quem se opõe ao seu (des) governo. Dessa vez utiliza a PM para intimidar manifestantes. 

29/08/2020

Fortaleza atropela o RB Bragantino



Fortaleza atropelou o RB Bragantino neste sábado (29) pelo placar de 3x0. Destaque para o centroavante Wellington Paulista que marcou duas vezes. O outro gol foi de Romarinho que anda numa ótima fase. Com essa vitória o Leão do Pici chega a quatro jogos de invencibilidade. 

É preciso entender que algumas alianças são pontuais e estratégicas



A esquerda não pode cair na narrativa do sectarismo. Alguns partidos que rezam essa concepção estão a vários anos sem representação política em parlamentos ou executivos. Alguns sem nenhum vereador (a) no país inteiro. Pregam uma revolução proletária/armada que nunca sai do gogó. Tanto que envelhecem vendendo jornal e broche, e achando que estão trilhando um caminho radical ao socialismo.

As eleições, mesmo que burguesas, oferecem a oportunidade de disputar o poder por vias eleitorais. Algo sempre almejado por partidos comunistas que viveram décadas em ilegalidade. Por isso que pensar política eleitoral, é pensar um mundo a parte da luta social. Logo existem situações que se diferem totalmente de outras, como por exemplo condutas partidárias diferentes em alguns Estados. 

Por isso que usar, como estratégia eleitoral, alianças com partidos da ordem burguesa não revoga programas ou projetos populares para o Brasil. Muito pelo contrário, nos mantém no jogo político. 


28/08/2020

O afobamento na pré-campanha é o caminho para derrocadas

O afobamento de vários postulantes em pré-campanha mostra o quanto é importante se ter experiência e cautela ao lado. Figuras graúdas financeiramente cometem erros crassos, típico de marinheiros de primeira viagem. Gastam muito, fazem muitas promessas e negociam apoios desnecessários no tempo presente. Política é bicho dinâmico, já dizia um velho cabo eleitoral. E mais: vai bem quem sabe encerrar campanha. Por isso é válido dizer que muito dinheiro e afobamento são características da lebre e não dá tartaruga. 

Dentre os últimos governadores do Rio, só Benedita da Silva e Brizola não foram presos

Após a prisão de Wilson Witzel (PSC), Benedita da Silva (PT) e o saudoso Leonel de Moura Brizola (PDT) foram os últimos gestores do Estado do Rio de Janeiro que não foram presos por corrupção nas últimas décadas. Situação que mostra, para além da ética do PT e PDT, a presença moral de governos de esquerda dentro de um  espaço onde a tradição foi o roubo, o crime organizado e a espoliação. Revelando a cada dia o falso moralismo de uma direita demagógica. 

Opinião| Pandemia da bala assola a cidade de Sobral

Faltando menos de um mês para o início das campanhas eleitorais a cidade de Sobral, no Ceará, enfrenta uma pandemia desenfreada de bala. O mês de agosto tem sido o mês do acentuamento da criminalidade. Homicídios, furtos e até disputa por território tem assombrado o cidadão sobralense. Será que além da pandemia do vírus covid-19 teremos que enfrentar também a pandemia da bala em meio a processos eleitorais? A certeza que temos é que haja livro de história pra conter tanto conteúdo.

21/08/2020

Guarany de Sobral apresenta seu elenco para a série D



O Guarany Sporting Club apresentou nesta quinta-feira (20) o seu elenco para a disputa da série D do campeonato brasileiro. Com nomes novos e outros mais conhecidos o cacique do vale vai com tudo em buscar do bicampeonato. 

20/08/2020

FUTEBOL: Cléber do Ceará é alvo do Grêmio




Segundo o jornalista Cesar Cidade Dias, em seu canal no YouTube, o atacante do alvinegro cearense é alvo de contratação pelo Grêmio. O time gaúcho corre atrás de um atacante de área que substitua Diego Souza que se contundiu no jogo contra o Flamengo. Segundo CCD, Cléber é no momento primeira opção do tricolor gaúcho.

18/08/2020

A esquerda brasileira e sua mania bizarra de eleger reacionários




Figuras como Jair Bolsonaro, Janaína Paschoal e André Fernandes fazem parte do rol de extremistas que a esquerda deu relevância e enfoque nos últimos anos. 

A esquerda brasileira tem uma mania bizarra de super valorizar qualquer aventureiro que tenta lacrar em cima de algum acontecimento ou assunto que é pautado na grande mídia. 

Assim ocorreu com o atual presidente da república que travava uma verdadeira cruzada, enquanto parlamentar, contra o movimento LGBTQI+. Bolsonaro era a escória do parlamento. Sem mídia e sem importância. Mas entendeu que quanto mais ele atacava o movimento LGBTQI+, mais seu nome ecoava na grande mídia. Inclusive pelo duelo que se formou contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ). 

Outros nomes surgiram. A famigerada Janaína Paschoal através do impeachment da ex-presidente Dilma e um youtuber cearense conhecido por raspar o caneco chamado André Fernandes. Ambos explodiram de votos. Figuras que outrora ninguém conhecia hoje ocupam espaços políticos importantes na política brasileira. 

E quem foram os principais cabos eleitorais dessa matilha reacionária? Bom, a resposta sempre está nos trending topics do twitter. Basta algum aventureiro reacionário fazer ou falar alguma merda que seu prêmio é a fama eminente. 

Uma prova presente disso é Sarah Winter, fascista apoiadora do bolsonarismo, que após várias bizarrices em sua porca biografia, volta a ter fama após divulgar nome e local onde uma criança de 10 anos, que foi estuprada pelo tio no ES, foi abortar com permissão judicial. 

Winter fez isso sabendo que voltaria a ter seu nome ecoado na grande mídia. Esse ato teve clara conivência com setores fortes da política reacionária. Logo quem deu essas informações a ela? É até previsível saber de onde veio. Mas voltando ao cerne da questão, essa mania besta que se tem de alavancar gente dessa estirpe estar  aumentando a cada dia. Não se para pra pensar que isso é estratégia. Faz parte do jogo político. Mas enquanto ninguém se toca disso essa galera vai agradecendo a campanha gratuita que os esquerdistas fazem nas redes sociais. 

17/08/2020

Ana Ivna se apresenta como pré-candidata a vereadora em Sobral




A pedagoga Ana Ivna se apresentou nos últimos dias para a comunidade sobralense como pré-candidata a vereadora. Trazendo consigo o acúmulo das lutas sociais principalmente em defesa da mulher, a militante do PCdoB vai com a coragem da mulher brasileira tentar uma vaga no legislativo sobralense.

16/08/2020

PSOL de Massapê e Itarema realizam debate




Terça-feira, no dia 18 de agosto às 19h, os pré candidatos a prefeito de Massapê e de Itarema, Jameli Oliveira (PSOL) e Luciano Filho (PSOL) realizarão um debate sobre a construção de um novo horizonte político municipal.


(Página do PSOL de Massapê no Facebook)

15/08/2020

PCdoB de Sobral fecha apoio a reeleição de Ivo Gomes



O presidente municipal do PCdoB de Sobral, Karlos Patrick, se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o presidente do PDT sobralense, Leônidas Cristino. Foi empenhar o apoio irrestrito dos ‘vermelhos’ a reeleição de Ivo Gomes. Com um time de pré-candidatos liderados pela jovem Ana Ivna, o PCdoB trabalha com a mobilização de uma ampla Frente supra partidária pregando a renovação ao máximo das 21 cadeiras que compõem a Câmara Municipal.

(Sobral em Revista)

13/08/2020

É hoje! Lançamento da Pré - Candidatura de Saymon Lopes



É hoje (13) o lançamento da Pré - Candidatura a vereador da jovem liderança Saymon Lopes. A atividade acontecerá com transmissão ao vivo pelo Facebook e também através do Youtube (links descritos na imagem). 

Saymon é uma jovem liderança do PCdoB. Militante atuante do Movimento Estudantil Universitário e Secundarista, assim como do movimento LGBTQI+ e Mov. Negro. Tem uma ótima presença nos bairros Terrenos Novos, Vila União e Caiçara, e conta com a gloriosa UJS (União da Juventude Socialista) no fronte de sua pré - campanha. 

O evento que apresentará Saymon como alternativa a uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Sobral acontecerá às 19:00 horas com a participação de vários(as) artistas, coletivos de juventude e políticos.

12/08/2020

PSOL confirma candidatura própria em Fortaleza e em outras 11 cidades cearenses



Depois de reclames por parte de uma ala minoritária, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidiu que terá candidatura própria nas eleições de Fortaleza neste ano. A decisão foi tomada em reunião do Diretório Estadual no sábado (27). Além da Capital, a legenda apresentou candidatos em outros municípios do Estado.

Em Fortaleza, apresentaram-se como pré-candidatos o deputado estadual, Renato Roseno, e a escritora Helena Vieira, primeira mulher trans que coloca seu nome em uma disputa majoritária na Capital cearense. De acordo com a resolução aprovada na reunião, as pré-candidaturas poderão se registrar junto à executiva estadual do partido até a próxima sexta-feira (3).

Entre as diretrizes aprovadas estão: a denúncia e a luta contra o programa e as candidaturas bolsonaristas e a recusa de coligações eleitorais com o grupo político dos Ferreira Gomes e qualquer partido de direita. Neste termo, os socialistas do PSOL evitarão aproximação com uma eventual candidatura de Capitão Wagner (PROS) e com o nome a ser apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) como seu sucessor.

“O partido entende que, em um contexto marcado pelo autoritarismo do governo de Jair Bolsonaro, pela imposição de um programa ultraliberal de retirada de direitos e pelos graves impactos da pandemia do coronavírus, é preciso contribuir com uma candidatura que se coloque a serviço das lutas por direitos e por democracia e que apresente um programa renovado para a cidade”, diz a legenda em nota.

A pré-candidatura de Renato Roseno foi apresentada em manifesto assinado por diversos coletivos que compõem o PSOL e mais de 300 militantes, sendo nome preferido da maioria do partido. Roseno já disputou a Prefeitura de Fortaleza em pleitos passados. Helena Vieira, que já foi assessora do deputado estadual se apresenta como outra alternativa.

Presidente do PSOL, Ailton Lopes afirmou que o partido avalia que “Fortaleza terá segundo turno e a melhor forma do PSOL contribuir com este processo é apresentar um projeto que tenha como prioridade o enfrentamento ao fascismo, mas sem abandonar a apresentação de um projeto de uma cidade onde o povo trabalhador tenha direito à vida, a viver na cidade, com um programa capaz de enfrentar o problema da violência urbana, por meio da garantia de direitos e não com mais terror e repressão”.

“Um programa capaz de combater o extermínio de nossa juventude, que nosso povo tenha condições dignas para poder morar, ter acesso à saúde e educação pública de qualidade, que os espaços públicos possam ser ocupados por nossas juventudes e por todas as pessoas que moram também nas periferias de nossa cidade” – Ailton Lopes

Além de Fortaleza, o partido está trabalhando candidaturas em outras regiões do Estado. Em Caucaia, o professor Rodrigo Santaella se apresenta como pré-candidato, assim como Carlos Eduardo, no Maracanaú. Em Limoeiro do Norte, Professor Rameres é o nome da legenda, e em Potengi, Edson Veriato.

O jornalista Demontieux Fernandes é pré-candidato a prefeito em Juazeiro do Norte, no Cariri, assim como Zuleide de Queiroz no Crato. Em Itarema, o geógrafo Luciano Filho é o nome da legenda. O bancário José Márcio colocou seu nome para a disputa em Iguatu. Em Assaré o partido vai apostar em Gildário de Assaré, e em Massapê, Jameli Oliveira. No município de Alto Santo o pré-candidato é Clécio Rabelo.


Fonte: Blog do Edison Silva

10/08/2020

Sistema educacional Sobralense da exemplo até na pandemia



A educação Sobralense segue dando exemplo para o Brasil de como construir um sistema eficaz e competente. Logo, em meio a pandemia, as "aulas" não param e seguem com professores mantendo intenso contato com alunos e pais através de redes sociais. 

Os educadores seguem através do aplicativo whatsapp realizando tarefas e lições para os alunos (as) e ajudando a capacitar os pais com orientação pedagógica. Além disso é distribuído merenda (sendo alimentos não perecíveis) para as famílias da comunidade escolar. 

Professores relatam que tiveram que se preparar e estudar para seguir com o trabalho. Alguns até tiveram que adquirir novos aparelhos celulares para manter um contato melhor com os estudantes. 


07/08/2020

OPINIÃO: Prefeitura não é empresa.

Por Victor Araújo*




Para quem compara a prefeitura com uma empresa:

Um tipo de argumento comum que circula no Facebook é:

"Fulano tem experiência com empresa, vai administrar bem a prefeitura".

"Cicrano tem mais idade, logo tem mais experiência, vai saber administrar bem a prefeitura".

Vemos o quanto são argumentos falaciosos. É hora de desconstrui-los!

Primeiramente que a comparação entre a prefeitura e uma empresa não é compatível pois possuem finalidades diferentes. A prefeitura pertence a dimensão pública e, de modo geral, deve utilizar-se dos recursos públicos para promover o bem-estar da população. A empresa, por sua vez, visa minimizar o custo de produção e maximizar os lucros. Dessa forma, o modo de gestão de cada uma é diferente.

SOMENTE UM INDIVÍDUO QUE VÊ A POLÍTICA COMO UM NEGÓCIO PODE ACHAR SEMELHANTE UMA PREFEITURA A UMA EMPRESA POIS ESSE VÊ A COISA PÚBLICA COMO ALGO PRIVADO.

Quanto ao segundo argumento, a primeira falácia é a de que "mais idade quer dizer mais experiência".

Basta olharmos para o passado e o presente da nossa cidade para não cairmos nesses discursos.



*Bacharel em Ciências Econômicas e Licenciando em Ciências Sociais. 

04/08/2020

Ceará é bicampeão da copa do nordeste




O Ceará Sporting Club é bicampeão da copa do nordeste. Com gol de Cléber, o Vozão bateu por 1x0 (4x1 no agregado) o time do Bahia na segunda partida da final.

O time Alvinegro foi bicampeão invicto e teve seu atleta Vinícius (Vini) o artilheiro da competição.

02/08/2020

Oposição Sobralense e o caminho de derrotas

Tem se ventilado nos bastidores da política Sobralense uma possível convergência entre Moses (MDB) e Dr. Guimarães (PROS). Ambos que até pouco tempo trocavam farpas devido ao duro processo eleitoral de 2016. 

Entretanto é de se estranhar essa possível procura dos MDBistas ao Dr. Verdinho (alcunha que deixou Guimarães conhecido em 2012). Pois, na linha do que se ventila, a entrega da cabeça de chapa para Dr. Guimarães era algo improvável para conjunturas anteriores. 

A leitura que se faz é simples: Turma da Canoa (MDBistas) sabe que as eleições desse ano será de Ivo Gomes, novamente. E que a diferença pode aumentar ainda mais, fazendo assim cair a liderança dos Rodrigues como grupo oposicionista. 

É por vê o passado podendo se repetir que Moses quer colocar Guimarães no Rabo de Foguete. Logo a conjuntura se assemelha bastante com a dos anos 2000 onde Cid Gomes (irmão de Ivo) conseguiu se reeleger em cima de Marco Prado com uma diferença assombrosa. Por isso dessa vez querem transformar Guimarães no novo Marco Prado. 

01/08/2020

Quando a "igreja" esquece o amor ao próximo

*Por Diego Silva

Bom, quero comentar aqui um pouco sobre essa noia praticada por quem se auto-intitula apóstolo, profeta ou "homem de Deus" nessa terra.

Em tempos de bolsonarismo o bizarro começa a se tornar normal. Inclusive pra quem acredita em mamadeira de piroca e afins.

Se vê muito falar em evangelho, evangelizar e salvar "almas". 

Mas pq expôr "almas" ao vírus covid-19 não é condenar almas? Isso é o que os "profetas" no Brasil tem praticado. Cultos em templos, ruas e praças expõe homens, mulheres, crianças e idosos ao mal que assola a humanidade. 

Não se fala mais em Não Tentarás Teu Deus ou Amor ao Próximo. Aglomeram pessoas em nome de "Deus" e praticam um suicidio silencioso - coletivo. 

Para manter as colunas financeiras de pé, vale até tentar seu Deus e esquecer o cerne do evangelho que é amar o outro. 

Jeová ou Mamóm, que Deus a igreja brasileira segue? 



*Editor do PS 

Ceará sai na frente na semifinal da Lampions League

O Alvinegro de Porangabusu saiu na frente do Bahia no primeiro jogo da semifinal da Copa do Nordeste (tbm chamada de Lampions League). Com gols de Fernando Sobral, Cléber e Matheus Gonçalves o Vozão vai com a vantagem de dois gols para o segundo jogo. Logo, o placar foi de 3x1. 

Detalhe que chamou atenção foi a brilhante partida de Fernando Sobral (autor do empate) que foi eleito o melhor jogador da partida. 

Mais lida da semana