No último dia 08 foi aprovada pela Câmara Municipal de Sobral a lei 1994/2020. Lei que prevê multa de 4.500 reais (podendo até dobrar) para quem divulgar fake news, principalmente sobre o coronavírus.
Uma parte da imprensa sobralense sentiu-se atacada e denominou como lei da mordaça esse projeto que agora é lei na cidade.
Mas é válido pensar coisas boas que essa lei traz para Sobral:
Primeiro é a construção de um jornalismo sério, sem achismo e de responsabilidade. Se vê muitos blogueiros da mídia independente tomando partido em suas notícias, a maioria desses nem esconde para quem estão a serviço. Fazem política em vez de jornalismo. Alguns chegam ao ponto de noticiar até fake news e, sem responsabilidade alguma, permanecem replicando bravatas e ataques aos opositores de seus "patrões".
Segundo é o controle sobre o que é e o que não é verdade sobre a crise atual (pandemia do coronavírus). É um momento difícil e o que se vê na cidade de Dom José é o oportunismo para destilar ataques ao atual prefeito, visando, é óbvio, seu enfraquecimento político.
É um momento sensível e complicado. É válido ter cuidado com oportunistas que só querem pregar o medo e a anomia, pois contra fake news todo cuidado é pouco, ainda mais quando elas influenciam até os rumos da nação.
(Diego Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário