Uma verdade que é de extremo melindre por partes de muitos é falar que não existe uma quarentena séria no Brasil, tipo a que existe na China. De certo ponto é plausível de entender porque é um tema, digamos sensível, de se falar. Logo, pelo menos aqui no Ceará, é visível ver o baita esforço do governador e de muitos prefeitos.
Mas mesmo assim essa - meia - quarentena tem funcionado (até agora). Tanto na capital cearense como no interior. Pois a alta exposição das pessoas aos possíveis focos do vírus e o número até agora de infectados mostram que é uma vitória.
Certo que diferente dos EUA que fazem testes rápidos em grandes massas populacionais (e isso corrobora para que se saiba de mais casos). O que nos preocupa aqui é as filas quilométricas, o alto consumo de álcool e as festas prives que se espalham assustadoramente pelas redes sociais.
Esse afrouxamento da quarentena, que ao meu ver sempre teve, pode causar um grave problema. Visto que a superlotação de todos os leitos hospitalares já é algo previsto.
Porém esperamos, para além do bom trabalho dos gestores públicos, uma conscientização coletiva por parte da população que até agora acredita que a pandemia que vivemos são férias forçadas.
(Diego Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário