Por Victor Araújo*
Recentemente, venho observando um fenômeno no Facebook ao qual denominei de "Instagramlização", ou seja, a Instagramlização do Facebook.
O que seria isso? Pois bem. No Instagram observamos que as relações pessoa-pessoa se dão apenas de duas formas: seguidores ou seguidos. No Facebook, essas formas também existiam, contudo a forma "padrão" da rede social entre pessoa-pessoa é a de amigos.
No Instagram, ter vários seguidores virou sinônimo de Status. A pessoa seguir uma quantidade X de indivíduos e ter uma quantidade, no mínimo, 10X de seguidores a faz sentir uma espécie de webcelebridade, a depender do ego da pessoa, claro.
Esse formato "seguidores e seguidos" foi, inicialmente, usado de forma padrão pelo Twitter. No entanto, o foco dessa rede social é a publicação de textos (escritos), e não de vídeos e imagens, apesar de ser plenamente possível posta-los lá.
O foco do Instagram, por sua vez, é a imagem - e vídeos curtos, em menor grau. A dinâmica é de "seguidos e seguidores" e a forma de um seguidor conversar com a pessoa que segue é através do "Direct". Não obstante, para burocratizar mais ainda as relações pessoa-pessoa, muitos usuários colocam na Bio: "apenas parcerias via Direct", isto se já não for possível até remover o próprio botão (fato que eu não sei por fazer anos que não uso mais essa rede social)
No Facebook, o que venho observando são vários usuários removendo o botão de "adicionar amigos" de seus perfis e deixando apenas o botão de "seguir". Para além disso, ainda acrescentam um aviso: "não uso Messenger".
Esse é o processo que chamo de "Instagramlização do Facebook", o que talvez estejamos vivendo seja, na verdade, uma "Instagramlização da sociedade".
De uma dinâmica de "amigos-amigos", que se mostra mais isonomica, para uma de "seguidos e seguidores", que se mostra hierarquica, tende cada vez mais às pessoas buscarem o status a qualquer custo e tornando cada vez mais hierarquizadas as relações pessoais.
*Bacharel em Ciências Econômicas e Licenciando em Ciências Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário