Maioria dos brasileiros quer Bolsonaro na cadeia, aponta Datafolha


A mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (8), mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria ser preso por sua participação na tentativa de golpe de Estado. O levantamento ouviu 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 cidades entre os dias 1º e 3 de abril, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apenas 42% dos entrevistados se opõem à prisão do ex-presidente, enquanto 7% não souberam responder. Ainda segundo o levantamento, quando perguntados se Bolsonaro de fato será preso, 52% dizem que não acreditam nessa possibilidade, enquanto 41% creem que sim.

O resultado reforça que o discurso da anistia encontra eco apenas entre a base bolsonarista. Entre os católicos, 55% defendem a prisão de Bolsonaro, já entre os evangélicos, 54% se opõem. Na análise regional, o Nordeste lidera com 59% favoráveis à detenção, enquanto no Sul, há empate técnico entre os que apoiam (46%) e os que rejeitam (49%) a medida. Já no Centro-Oeste, onde Bolsonaro teve ampla maioria em 2022, a opinião também se divide: 47% a favor da prisão e 45% contra.

O perfil socioeconômico também influencia: Mulheres (64%) e pessoas com ensino fundamental (65%) estão entre os grupos que mais apoiam a prisão. Já entre os jovens de 16 a 24 anos, 57% acreditam que Bolsonaro permanecerá livre. Para a base do governador Tarcísio de Freitas, possível presidenciável em 2026, 79% acham que o ex-presidente não deveria ser preso.

(Com informações Hora do Povo/Foto: Sérgio Lima - AFP)

Postar um comentário

0 Comentários

Comments system