A Prefeitura de Sobral está avançando na proposta de transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal, um compromisso assumido na campanha pelo prefeito eleito Oscar Rodrigues (União) e também defendido por sua adversária Izolda Cela (PSB).
O que diz a legislação
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que guardas municipais podem realizar policiamento urbano, desde que respeitem as atribuições das polícias Civil e Militar. Elas podem atuar na segurança pública, realizar policiamento ostensivo e comunitário e efetuar prisões em flagrante, mas não têm poder de investigação.
A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário 608588, com repercussão geral, o que significa que deve ser seguida por todas as instâncias da Justiça. O STF reconheceu que os municípios têm competência para legislar sobre a atuação das guardas municipais dentro dos limites estabelecidos pela Constituição.
O blog segue aberto para esclarecimentos da Secretaria da Segurança Cidadã e do Comando da Guarda sobre a implementação da medida.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!