12/09/2022

DIEGO SILVA: A conversa fiada da polarização

Por Diego Silva*


Muito se fala que a polarização é algo que faz mal para o país, que causa conflito, violência e blá blá blá. Entretanto só se usa isso para tentar desidratar os polos que conseguem ter ascensão no seio político social. Queira nós ou não, o bolsonarismo é uma corrente política da atualidade brasileira que possuí sim uma boa base social.

E isso é uma construção que não nasceu hoje, ou 2014 ou 2016, como afirmam vários pensadores. É algo muito anterior a essas importantes datas. É um ultra direitismo que se manteve nas sombras pós redemocratização e hoje conseguiu sair das cavernas de onde os mesmos se escondiam. Seu retorno, avalio, é fruto das contradições políticas, sociais e econômicas da socialdemocracia brasileira. Logo trouxe para eles a oportunidade de apelar nas ruas pela volta da ditadura. Aproveitando o sentimento de indignação que a mídia deixou na sociedade.

Então é válido dizer que a polarização sempre vai existir. Nos Estados Unidos, por exemplo, a polarização é sistêmica. E isso não impede sua manutenção como a principal nação do mundo capitalista. No Brasil esse pensamento de que o PT x PSDB causaram todo esse ódio de classe destilado nas ruas e nas redes não passa de uma vontade imensa de fazer parte dessa disputa. Causa essa que acaba com as noites de sono das chamadas terceiras-vias. 

Através das últimas pesquisas eleitorais é visível que essa polarização se perpetuará. E que a disputa entre esquerda e direita continuará por um bom tempo. Sem espaço nenhum para a terceira via que também não toma decisão do que realmente se propõe no espectro político. Hoje raramente algum partido de esquerda ocupará o espaço do Partido dos Trabalhadores que continua sendo, majoritariamente, o partido preferido dos brasileiros e brasileiras. Agora uma questão deve ser posta, se houver mudanças na polarização essa mudança se dará pela substituição da direita bolsonarista por outra direita. Uma direita que só mudará de nome e de líder, porém suas características se manterá pois esse tipo de direita hoje está presente em vários outras nações. 

 

*Sociólogo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lida da semana