Continua um intenso debate, inclusive na grande mídia, que a esquerda brasileira anda desunida. Não caminha lado a lado e diverge até nas cores de suas bandeiras. Será mesmo?
Minha avaliação é diferente da maioria dos analistas "brazileiros" da CNN e afins. A esquerda nem sempre foi tão desunida como parece. Exemplo foram as Frente Amplas nas eleições vitoriosas de Lula e também em segundos turnos gloriosos como de 1989.
O maior motivo que seria para, verdadeiramente desunir a esquerda, é essa nova legislação eleitoral que praticamente força cada partido sair separado e disputar o cargo majoritário dessa eleição.
O porém é que aconteceu o inverso. Frentes Amplas eleitorais tem sido montadas em várias cidades brasileiras. Aqui no Ceará temos coligações enormes como a puxada pelo PDT em Fortaleza e Sobral. A de Elmano de Freitas (PT) em Caucaia e a do PCdoB em São Benedito.
Partidos tanto de esquerda como do chamado "centro democrático" estão se unindo e isolando o obscurantismo que ameaça as prefeituras. Para exemplo não temos só o Ceará, mas no Brasil inteiro a convergência tem predominado. Porto Alegre, São Luís, Rio de Janeiro e várias grande cidades a esquerda segue caminhando junto. Prometendo mais unidade nos prováveis segundos turnos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário