"Alarmados pelo contínuo crescimento das forças progressistas, os imperialistas dos EUA recorrem a vários truques para organizar intervenções armadas, golpes e incessantes subversões e sabotagens contra os países revolucionários da América Latina. Há poucos dias, eles instigaram as forças reacionárias chilenas a derrubar o governo legítimo de Allende e assassinar o presidente.
Há muito tempo, recrudescem as ações dos reacionários no Chile. Allende visitou nosso país antes de chegar ao poder. Durante as longas horas de conversa que mantive com ele naquela ocasião, insisti que, dada a gravidade da ação dos reacionários, era essencial consolidar suas posições, conquistar as amplas massas e manter o Exército sob controle para fazer a revolução em tais condições. Também disse a ele que não era urgente estabelecer relações de estado entre o Chile e a Coreia após a aquisição.
Allende foi assassinado, mas seu espírito revolucionário é imortal e dezenas de milhares de novos lutadores surgirão. Sem a menor dúvida, o povo chileno lutará resolutamente contra o imperialismo americano e os reacionários domésticos. Recentemente, descobri que as forças progressistas criaram uma organização de resistência e começaram a lutar. O povo coreano expressa sua firme solidariedade ao valente povo chileno, denuncia e condena as maquinações criminosas dos imperialistas ianques e dos reacionários chilenos. Amanhã, uma reunião em massa será organizada em Pyongyang para ridicularizar os imperialistas dos EUA e os reacionários chilenos que derrubaram o regime progressista de Allende.
Nosso povo continuará a apoiar o povo chileno com todas as suas forças em sua luta contra os imperialistas americanos e os reacionários domésticos. Desta vez, os esforços dos imperialistas americanos para derrubar o regime de Allende, incitando os reacionários chilenos, foram bem-sucedidos, mas com este método nunca serão capazes de impedir o crescimento das forças anti-estadunidense na América Latina. Estas forças não param de crescer a cada dia que passa."
- Presidente KIM IL SUNG da República Popular Democrática da Coreia
(Via KFA - Brasil - Associação de Amizade com a Coreia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário