Por Diego Sousa*
Terminei hoje pela manhã o livro Foco Roubado – Os Ladrões de Atenção da Vida Moderna, escrito pelo jornalista Johann Hari. Uma excelente obra. É daqueles livros em que a literatura não é densa e conseguimos ter uma ótima compreensão.
Apesar de ser uma obra mainstream que se vê nas prateleiras de qualquer conveniência de shopping — pode até estar lá, mas não entra no rol de autoajuda ou teologia da prosperidade — é uma literatura onde o autor narra sua experiência individual a partir do ponto de vista de dezenas de cientistas que trabalham em pesquisas de sucesso sobre foco, criatividade e temas congêneres.
Na obra, ele não traz uma solução pronta, mas tenta entender por que estamos tão desfocados. Seja pela vida nas redes sociais, seja pela poluição ou pela nossa alimentação horrorosa e problemática. O livro fala também sobre capitalismo de vigilância e "novas" condições psíquicas (principalmente em crianças).
É uma obra que recomendo, pois nos mostra verdades que estão debaixo do nosso nariz e que muitos de nós já sabemos, mas fingimos não enxergar. Aprendi muito sobre dispersão, pensamentos intrusivos e falta de criatividade, além de melhorar minha compreensão a respeito do autismo e TDAH. De início, confesso que me assustou o quanto jornais de que tenho asco estão elogiando a obra, além de figuras políticas e influentes do mundo com as quais não simpatizo.
Mas é um bom livro. Me ajudou a pesquisar mais sobre o assunto e tomar algumas decisões em benefício de mim mesmo e da minha família.
___________

0 Comentários
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!