Esquerda se mobiliza e vai às ruas em todo o país com grande adesão popular


Neste domingo (21), milhares de pessoas ocuparam ruas e praças em diversas capitais e cidades do interior para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Movimentos sociais, sindicatos, partidos de esquerda e artistas se uniram em defesa da democracia e contra o que classificam como medidas de impunidade e retrocesso institucional.

Os atos, articulados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, reuniram públicos expressivos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Belém, entre outras. Faixas com dizeres como “Não à PEC da bandidagem” e “Sem anistia” sintetizaram o repúdio ao projeto que, segundo os manifestantes, busca proteger parlamentares de investigações e conceder perdão a crimes cometidos durante a tentativa de golpe de 2023. Artistas, lideranças políticas e representantes de movimentos populares reforçaram a importância da mobilização para impedir o avanço das propostas no Congresso.

Além das capitais, cidades do interior também registraram adesão significativa, demonstrando que a insatisfação ultrapassa os grandes centros. Para os organizadores, a presença massiva da população envia um recado claro: a sociedade brasileira não aceitará iniciativas que fragilizem o Estado Democrático de Direito nem qualquer anistia que incentive novos ataques às instituições.

Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

Postar um comentário

0 Comentários

Comments system