A cidade de Sobral será palco, de 28 de agosto a 6 de setembro de 2025, da 6ª edição sul-americana e 36ª edição mundial do Festival Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries. O evento, realizado pelo curso de Música do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará (UFC), reunirá 90 jovens músicos de diferentes países em apresentações abertas ao público, promovendo intercâmbio cultural e valorização da música orquestral.
O Festival Eurochestries foi criado em 1989 na região Nouvelle-Aquitaine (França) e tem por objetivo promover a prática orquestral de jovens de 15 a 25 anos. A primeira edição do Festival Eurochestries na América Latina foi realizada pelo curso de Música do Campus da UFC em Sobral, em 2013, organizada pelos professores Marco Toledo e Adeline Stervinou e, desde então, acontece a cada dois anos. Mais de 600 músicos e 25 regentes oriundos da França, da Espanha, da Croácia, do Canadá, da Estônia, da Eslováquia, do México e do Brasil participaram do festival em Sobral, reunindo mais de 6 mil espectadores. Confira a programação.
Assim como nas demais edições internacionais, o festival vai promover ensaios da orquestra internacional com todos os participantes, masterclasses de diferentes instrumentos e apresentações dos grupos todas as noites, em diversos espaços da cidade e distritos sobralenses. Todas as atividades são abertas e gratuitas para o público.
“A Orquestra Sinfônica Internacional é composta por todos os músicos participantes do festival e conduzida pelos regentes convidados e pelos professores do curso de Música do Campus da UFC em Sobral. Durante os ensaios, que acontecem na parte da manhã, os diferentes regentes ensaiam as diversas obras que serão apresentadas no concerto de encerramento, ponto-chave do festival”, explica a professora Adeline Stervinou, do curso de Música do Campus da UFC em Sobral, regente da Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC Sobral) e membro do Conselho de Administração de Eurochestries International.
Participam da edição deste ano o grupo EBE Ensemble, a Camerata do Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina, o Quinteto de Metais do Colégio Piamarta de Fortaleza, a Orquestra de Câmara da UFC-Sobral, a Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC Sobral), assim como alguns músicos individuais vindos do Brasil, da Argentina e da França. Os regentes Yves Bouillot e Julien Jacquemart, e a diretora-geral de Eurochestries International, a oboísta Anne Bernard, são os convidados internacionais do festival.
PROGRAMAÇÃO - O Festival Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries International é realizado pela UFC, por meio do Campus de Sobral e da Pró-Reitoria de Cultura, que têm papel essencial na organização, recepção e integração dos músicos visitantes. O concerto de abertura do festival acontece com a apresentação individual de cada grupo participante nesta quinta-feira (28), às 19h, na Concha Acústica de Sobral. Durante a semana, várias apresentações acontecerão na cidade e nos distritos. O concerto de encerramento será no dia 6 de setembro, às 19h, no Arco de Nossa Senhora de Fátima, em Sobral.
A programação completa também está sendo disponibilizada nas redes sociais do evento. O evento é organizado pela Federação das Eurochestries, em parceria com a Prefeitura de Sobral e a UFC.
_
Fonte: Adeline Stervinou, do professora curso de Música do Campus da UFC em Sobral, regente da OSUFC Sobral, organizadora do Festival Eurochestries no Brasil e membro do Conselho de Administração de Eurochestries International - e-mail: adeline@sobral.ufc.br
Foto: O Festival Internacional de Orquestras de Jovens – Eurochestries International é realizado pela UFC, por meio do Campus de Sobral e da Pró-Reitoria de Cultura (foto: Kelvin Mota)
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!