Sobral enfrenta um expressivo aumento nos casos de síndromes gripais e bronquiolite, especialmente entre crianças de até 4 anos, acompanhando a tendência registrada em todo o Ceará. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), entre 6 de abril e 3 de maio, o município notificou 175 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo o segundo com maior número de registros, atrás apenas de Fortaleza.
Para atender à crescente demanda, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou o funcionamento de alguns postos de saúde, que agora operam em horário estendido, até às 22h. São eles: CSF Centro, CSF Coelce, CSF do Bairro da Expectativa, CSF do Junco e CSF do Sinhá Sabóia. Além disso, o Hospital Dr. Estevam Ponte abriu 10 novos leitos pediátricos, com o objetivo de desafogar o Hospital Regional Norte, que tem recebido um elevado número de internações de crianças com infecções respiratórias.
Nos primeiros quatro meses de 2025, foram realizados quase 12 mil atendimentos relacionados a síndromes gripais nas unidades de saúde da família (CSFs), sendo 3.967 apenas em abril.
Nas redes sociais, moradores têm expressado preocupação com a situação. “Quando é que vão ser honestos com o povo e informar sobre o assustador número de crianças internadas com bronquiolite? Até padre ‘benzendo’ UTI e nada de campanha para alertar os pais para tentar controlar essa epidemia?”, escreveu uma internauta.
As autoridades sanitárias recomendam atenção a sinais de desconforto respiratório em crianças e reforçam a importância das medidas preventivas, como vacinação e higienização das mãos.
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!