Celina Leão (PP), governadora em exercício do Distrito Federal, criou um Gabinete de Mobilização Institucional para elaborar e executar um plano de reforço de segurança para o feriado de 7 de Setembro em Brasília.
Ibaneis Rocha, governador do DF, que atualmente está em viagem aos EUA, segundo Celina, teria sido o responsável pela determinação da criação do grupo para garantir a segurança no Dia da Independência.
A governadora em exercício disse que convidou órgãos federais para participarem do planejamento. Estão incluídos o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O grupo com foco na data foi criado após Flavio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, enviar ao Governo do DF (GDF) um alerta sobre possíveis atos extremistas no feriado.
Em ofício direcionado a Ibaneis e ao secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, Dino enviou 10 vídeos “que tratam de supostas manifestações articuladas e previstas para ocorrer no dia 7 de setembro de 2023”.
No documento em questão, o ministro informou que encaminhou as imagens para “avaliação e [adoção das] providências preventivas necessárias”.
Também foi informado que Celina entregou, em mãos, o convite para a entrada no Gabinete de Mobilização Institucional ao secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, no fim da tarde da última quinta-feira (31).
“O governador está em missão, mas discutimos o governo todo dia, juntos. Ibaneis achou prudente criarmos o grupo de trabalho para acompanhar o 7 de Setembro, com vários órgãos e secretarias, além de convites a órgãos federais. A Secretaria de Segurança Pública comandará o grupo técnico-operacional”, comentou Celina, em entrevista ao Metrópoles.
A primeira reunião do gabinete institucional, onde questões sobre o plano de reforço de segurança poderão ser debatidas, está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (4), às 10h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário