Elmano de Freitas ainda vive impasse sobre o seu secretariado, já que a escolha do ministério do presidente Lula (PT) influencia diretamente nas definições estaduais.
Isso, porque o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT) é o principal nome cotado para o Ministério da Educação (MEC), após enfraquecimento da indicação da atual governadora Izolda Cela (sem partido) para o cargo.
Se a nomeação se confirmar, o seu posto no Senado pode ser ocupado pela primeira suplente, a deputada Augusta Brito (PT). Esta também é estudada para o secretariado de Elmano e compõe a sua equipe de transição.
“Eu imaginava que a definição em plano nacional se resolvesse mais cedo. Então como isso ainda não está definido, estou aguardando um pouco, porque isso tem consequência na montagem aqui do nosso Estado. Quando isso se concluir, eu começo”, explicou o petista.
Outro nome oriundo do Legislativo cotado para o novo governo é o do deputado estadual Salmito Filho (PDT). Ele pode integrar uma secretaria na gestão ou mesmo ser o novo líder do governo na Assembleia Legislativa. O partido de Salmito, no entanto, ainda vive impasse sobre apoio ao próximo governador.
Segundo o colunista Inácio Aguiar, dois integrantes do atual governo já sinalizaram que não pretendem continuar na próxima gestão: o atual chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e a secretária de Proteção Social, Onélia Santana, esposa do senador eleito Camilo Santana.
Até o momento, é certeza apenas a recondução de Fernanda Pacobahyba à Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Estado, devido ao seu bom desempenho na gestão das contas públicas e liderança que construiu nacionalmente.
Elmano também já sinalizou que deverá esperar a composição do ministério de Lula para realizar as indicações locais. Uma das expectativas é espelhar a estrutura do governo estadual em termos de estrutura administrativa.
O anúncio dos integrantes do secretariado deve ficar, segundo o governador eleito, para a última semana de dezembro.
_
Fonte: Diário do Nordeste
0 Comentários
Deixe seu comentário ou sugestão. Sua opinião é muito importante para nós!