Sobral e a cidade de Jales, no interior paulista, receberam o Selo Excelência pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) pela rede de educação fundamental. Os dois municípios tiveram a melhor avaliação entre as escolas avaliadas no Estudo “Educação que faz diferença”, divulgado na quinta-feira (25).
Para a seleção das escolas são analisados fatores como habilidade dos alunos nas disciplinas de português e matemática, classificadas em níveis básicos e adequados de conhecimento, que devem variar entre 90% e 50%. As metodologias de ensino e os esforços para redução das desigualdades entre os estudantes e a evasão escolar também são considerados.
O estudo observa os avanços no ensino das instituições nos últimos anos e verifica o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como um dos critérios. As análises estruturais são feitas com base Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece o acesso à pré-escola para crianças de 4 a 5 anos como meta a ter sido cumprida em 2016. O documento também sugere a oferta de vagas em creches com, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o fim da vigência do plano em 2024.
Outro parâmetro avaliado está na quantidade de estudantes por sala, como detalha o relatório. O estudo baseou-se ainda no Projeto de Lei 597/07, que determina que as salas de aula de pré-escola devem ter, no máximo, 25 alunos. Ainda que o projeto esteja em tramitação e não seja lei.
Foram visitadas 116 escolas de 69 redes de ensino municipais do País pelos auditores dos tribunais de contas em que foram feitas entrevistas com os secretários de educação, equipe técnica, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes, além da observações de aulas. O Instituto Rui Barbosa é uma associação civil dos tribunais de contas dos estados e desenvolve ações educativas pelo País.
(Sobral em Revista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário